SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Evidence of Erroneous Deductions and their Possible Effects on the Initial Learning of the Concept of Cell in Primary SchoolCaught between Knives and Chainsaws: problematizing research practices with Oral History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ZOCOLER, Juliane Cristina  and  SFORNI, Marta Sueli de Faria. A Relação entre o Ensino de Ciências da Natureza e a Formação da Concepção de Mundo à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20038.  Epub Sep 25, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200038.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com a finalidade de investigar como o ensino de Ciências de Natureza pode contribuir para o desenvolvimento psíquico e de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética dos estudantes, denominada de concepção de mundo para si. Com base em aportes da Teoria Histórico-Cultural, foi elaborado um experimento didático, desenvolvido em uma turma de 7º ano de um colégio do estado de São Paulo. O experimento didático revelou alguns princípios didáticos que se mostraram favoráveis à promoção da aprendizagem conceitual dos estudantes na perspectiva do desenvolvimento de uma forma teórica de ver, pensar e explicar os fenômenos do mundo, quais sejam: o uso de situações-problema, as discussões coletivas, a elaboração de um modo geral de ação e a leitura dialogada de textos científicos.

Keywords : Ensino fundamental; Pensamento teórico; Situações-problema; Conceito científico; Psicologia histórico-cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )