SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Relation between the Teaching of Natural Science and the Formation of the Conception of the World in light of Cultural-Historical PsychologyThe Discourse of Specific Mathematics for Teaching and the Production of the 'Mathematics-Teacher' Subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia  and  SILVA, Karina Aparecida da. Entre Facas e Motosserras: problematizando práticas de pesquisa com História Oral. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20039.  Epub Sep 25, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200039.

O objetivo desse artigo é discutir práticas de pesquisa com a metodologia da História Oral no campo da Educação Matemática, a partir de problematizações decorrentes de uma pesquisa de mestrado. Essa metodologia, mobilizada mundialmente, foi difundida no Brasil por volta dos anos de 1970 e no campo da Educação Matemática no início dos anos 2000, com a criação do Grupo História Oral e Educação Matemática. Ainda que alguns procedimentos sejam comuns nas pesquisas que se valem da História Oral - gravação, textualização, cessão de direitos - o modo como ela é praticada articula-se com questões e necessidades de cada pesquisa. Na trajetória dessa pesquisa aqui em tela a metodologia não foi dada a priori, como mera técnica para produção de dados - nem faca, nem motosserra - como o professor Wagner Valente nos provocou, mas foi construção pautada em práticas de antecessores que exigiu estudo, atenção, respeito e sensibilidade.

Keywords : História da educação matemática; Metodologia da pesquisa; Entrevista; Narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )