SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Discourse of Specific Mathematics for Teaching and the Production of the 'Mathematics-Teacher' SubjectPermaculture Teaching in Brazil: the role of Permaculture Design Courses (PDCs) and the contributions of Critical Environmental Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

DIAS, Néryla Vayne Alves; GOMES, Alberto Albuquerque  and  RABONI, Paulo César de Almeida. A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20041.  Epub Sep 25, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200041.

Este estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo identificar os direcionamentos das pesquisas em nível de mestrado e doutorado no campo da formação de professores de física, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2012 a 2017. O corpus de análise se constituiu dos resumos, com busca realizada a partir das palavras-chave ensino de física e formação de professores, tendo como aporte teórico a análise do discurso bakhtiniana. Nossos resultados indicam que as pesquisas vinculadas à formação do professor de física priorizam investigações na formação inicial. No campo da formação continuada mostram-se, prioritariamente, como iniciativas pontuais. Notamos que os pesquisadores se dirigirem ao interlocutor professor a partir de falas autoritárias e prescritivas, indicando como deve ser feito o seu trabalho. Todavia, as parcerias de trabalho de reflexão das possibilidades de superação dos desafios locais permanecem tímidas.

Keywords : Ensino de física; Formação inicial do professor; Formação continuada do professor; Pesquisa bibliográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )