SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Characterization of Metacognitive Regulation in the Resolution of Central Tendency ProblemsConceptions about Interdisciplinarity between Art and Science: a study of the report by a teacher and students in Basic Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ANTUNES, Ettore Paredes; TEIXEIRA, Yana Bárbara da Silva  and  FERREIRA, Luiz Henrique. A Importância da Atividade Científica: concepções dos produtores de conhecimento químico de uma universidade pública. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20044.  Epub Oct 01, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200044.

Este artigo discute a complexidade como um caminho para que produtores de conhecimento entendam a atividade científica e sua importância, não simplificando o processo de investigação através do distanciamento do sujeito, mas refletindo criticamente sobre as ambiguidades que acompanham a Ciência. Essa discussão deu-se a partir de um arcabouço teórico da Sociologia da Ciência e através da análise de respostas a entrevistas realizadas com pós-graduandos e docentes de uma universidade pública federal. Os resultados indicaram a percepção das influências externas na atividade científica, porém há pouca reflexão do que elas representam e o que é realmente a atividade científica. A formação de cientistas revela-se utilitarista, acrítica e não reflexiva acerca da complexidade da Ciência.

Keywords : Ensino superior; Produção intelectual; Produção do conhecimento; Formação científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )