SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Importance of Scientific Activity: the conceptions of producers of chemical knowledge in a public universityAssistive Technologies in Physics Teaching to Visually Impaired Students: a Case study based on audio description author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FERNANDES JUNIOR, Marco Antonio João  and  CALUZI, João José. Concepções sobre Interdisciplinaridade entre Arte e Ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20045.  Epub Oct 02, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200045.

O presente artigo tem por objetivo apresentar as concepções de um professor de ciências, bem como de um grupo formado por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade entre arte e ciências. Em atividades de ensino e pesquisa, foi solicitado aos alunos que respondessem como percebem a relação da disciplina arte com as outras, mais especificamente com as ciências. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas e questionários semiestruturados, cujo conteúdo foi analisado a partir da proposta de Bardin. Nas respostas do professor e dos alunos, observou-se a necessidade de práticas interdisciplinares para ampliar e desconstruir conhecimentos equivocados que ambos possuem em relação à arte e à ciência.

Keywords : Interdisciplinaridade da educação; Ensino de arte; Ensino de ciências; Educação básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )