SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A Importância da Atividade Científica: concepções dos produtores de conhecimento químico de uma universidade públicaTecnologias Assistivas no Ensino de Física para Alunos com Deficiência Visual: um estudo de caso baseado na audiodescrição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

FERNANDES JUNIOR, Marco Antonio João  e  CALUZI, João José. Concepções sobre Interdisciplinaridade entre Arte e Ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20045.  Epub 02-Out-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200045.

O presente artigo tem por objetivo apresentar as concepções de um professor de ciências, bem como de um grupo formado por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade entre arte e ciências. Em atividades de ensino e pesquisa, foi solicitado aos alunos que respondessem como percebem a relação da disciplina arte com as outras, mais especificamente com as ciências. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas e questionários semiestruturados, cujo conteúdo foi analisado a partir da proposta de Bardin. Nas respostas do professor e dos alunos, observou-se a necessidade de práticas interdisciplinares para ampliar e desconstruir conhecimentos equivocados que ambos possuem em relação à arte e à ciência.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade da educação; Ensino de arte; Ensino de ciências; Educação básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )