SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Assistive Technologies in Physics Teaching to Visually Impaired Students: a Case study based on audio descriptionThe Intentionality of Pedagogical Actions to Deconstruct Gender Stereotypes in Natural Sciences Lessons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PANIAGO, Rosenilde Nogueira et al. Quando as Práticas da Formação Inicial se Aproximam na e pela Pesquisa do Contexto de Trabalho dos Futuros Professores. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20047.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200047.

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma pesquisa-ação realizada com estudantes das Licenciaturas em Química e Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano, cujo objetivo foi analisar como a pesquisa no processo formativo de professores possibilita a aproximação dos futuros professores da escola de educação básica. Como procedimentos, os Licenciandos foram orientados na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, abordando temas relacionados à sua área de formação em escolas de educação básica. O presente texto foi construído a partir de nossas próprias narrativas como formadores e das narrativas dos Licenciandos registradas em diários de campo. Os resultados sinalizam a possibilidade de articulação do tripé: pesquisa, ensino e extensão, destacando a importância da aproximação dos futuros professores de Ciências de seu contexto de atuação profissional, assentada na e pela pesquisa.

Keywords : Formação inicial de professores; Ensino de química; Ensino de biologia; Pesquisa-ação; Pesquisa participante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )