SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Tecnologias Assistivas no Ensino de Física para Alunos com Deficiência Visual: um estudo de caso baseado na audiodescriçãoIntencionalidade das Ações Pedagógicas à Desconstrução de Estereotipias de Gênero nas Aulas de Ciências Naturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PANIAGO, Rosenilde Nogueira et al. Quando as Práticas da Formação Inicial se Aproximam na e pela Pesquisa do Contexto de Trabalho dos Futuros Professores. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20047.  Epub 14-Out-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200047.

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma pesquisa-ação realizada com estudantes das Licenciaturas em Química e Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano, cujo objetivo foi analisar como a pesquisa no processo formativo de professores possibilita a aproximação dos futuros professores da escola de educação básica. Como procedimentos, os Licenciandos foram orientados na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, abordando temas relacionados à sua área de formação em escolas de educação básica. O presente texto foi construído a partir de nossas próprias narrativas como formadores e das narrativas dos Licenciandos registradas em diários de campo. Os resultados sinalizam a possibilidade de articulação do tripé: pesquisa, ensino e extensão, destacando a importância da aproximação dos futuros professores de Ciências de seu contexto de atuação profissional, assentada na e pela pesquisa.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Ensino de química; Ensino de biologia; Pesquisa-ação; Pesquisa participante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )