SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26When Initial Training Practices Become Closer Together In and Due to Research into the Work Environment of Future TeachersThe Perception of Healthcare and Education Professionals about the use of Information and Communication Technologies to Access Information about Crack author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ALMEIDA, Ester Aparecida Ely de; FRANZOLIN, Fernanda  and  MAIA, Roberta Assis. Intencionalidade das Ações Pedagógicas à Desconstrução de Estereotipias de Gênero nas Aulas de Ciências Naturais. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20048.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200048.

o objetivo deste trabalho foi identificar na literatura e investigar as orientações à ação docente que promovam a maior interação das meninas nos temas das ciências naturais. Pautadas nesses intuitos, foram elaboradas as seguintes categorias de ação: evitar exemplos sexistas, apresentar referências femininas nas ciências naturais, distribuir equitativamente as perguntas, distribuir equitativamente o tempo de fala. Tais categorias orientaram as práticas de ensino das mediadoras, em um projeto de extensão, para meninas e meninos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os registros avaliativos do projeto, analisados quantitativamente e qualitativamente, forneceram dados para esta pesquisa. Nessas práticas, as mediadoras propiciaram a interação mais equitativa das crianças e criaram referenciais sobre as mulheres cientistas nas ciências naturais aos participantes. Nossos resultados evidenciam que as intencionalidades nas ações das mediadoras subsidiaram atividades com potencial de promover o interesse e a participação das meninas nos assuntos relacionados às ciências naturais.

Keywords : Educação científica; Ensino fundamental; Relações de gênero; Mulheres na ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )