SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Intentionality of Pedagogical Actions to Deconstruct Gender Stereotypes in Natural Sciences LessonsThe Potential Public of the Museum of Life: an exploratory study in schools in the northern part of the city of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

NOVAIS, Maykon Anderson Pires de; LIBERAL, Márcia Mello Costa De; NAPPO, Solange Aparecida  and  ZUCCHI, Paola. A Percepção dos Profissionais de Saúde e da Educação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Acesso às Informações sobre o Crack. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20049.  Epub Oct 14, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200049.

O crack é uma droga devastadora pelos efeitos que provoca. É um desafio para os profissionais da saúde que atuam na prevenção e no tratamento dos usuários, e para os professores dos ciclos básicos. O acesso à informação é uma forma eficiente para combater a droga e suas consequências. A pesquisa buscou identificar as Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas por esses profissionais para auxiliar no conhecimento sobre o crack e no desenvolvimento de programas de prevenção ao consumo e tratamento dos dependentes. Foram usadas metodologia qualitativa, amostra intencional por critérios e técnicas de investigação por meio de entrevistas semiestruturadas, triangulação da análise e informantes-chave. A fonte de busca de informações preferida pelos informantes-chave e profissionais foi a internet, onde se concentram as fontes de informação sobre o crack. A literatura pesquisada não reflete um escopo amplo sobre a área específica, comprometendo a capacitação e a ampliação de atuação desses profissionais.

Keywords : Drogas na escola; Crack; Educação antitóxicos; Tecnologia da informação e da comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )