SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Intencionalidade das Ações Pedagógicas à Desconstrução de Estereotipias de Gênero nas Aulas de Ciências NaturaisO Público Potencial Escolar do Museu da Vida: um estudo exploratório em escolas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

NOVAIS, Maykon Anderson Pires de; LIBERAL, Márcia Mello Costa De; NAPPO, Solange Aparecida  e  ZUCCHI, Paola. A Percepção dos Profissionais de Saúde e da Educação sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Acesso às Informações sobre o Crack. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20049.  Epub 14-Out-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200049.

O crack é uma droga devastadora pelos efeitos que provoca. É um desafio para os profissionais da saúde que atuam na prevenção e no tratamento dos usuários, e para os professores dos ciclos básicos. O acesso à informação é uma forma eficiente para combater a droga e suas consequências. A pesquisa buscou identificar as Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas por esses profissionais para auxiliar no conhecimento sobre o crack e no desenvolvimento de programas de prevenção ao consumo e tratamento dos dependentes. Foram usadas metodologia qualitativa, amostra intencional por critérios e técnicas de investigação por meio de entrevistas semiestruturadas, triangulação da análise e informantes-chave. A fonte de busca de informações preferida pelos informantes-chave e profissionais foi a internet, onde se concentram as fontes de informação sobre o crack. A literatura pesquisada não reflete um escopo amplo sobre a área específica, comprometendo a capacitação e a ampliação de atuação desses profissionais.

Palavras-chave : Drogas na escola; Crack; Educação antitóxicos; Tecnologia da informação e da comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )