SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Potential Public of the Museum of Life: an exploratory study in schools in the northern part of the city of Rio de JaneiroThe Production of Meanings through Images in Chemistry textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CONCEICAO, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães  and  COUTO, Edvaldo Souza. Frankenstein: quando a Ficção Científica questiona a Ciência. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20051.  Epub Oct 21, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200051.

Com suporte no romance Frankenstein, de Mary Shelley, o artigo defende a aproximação entre dois campos do saber, o literário e o científico, por meio da narrativa de ficção científica. O objetivo é discutir a relação ficção/Ciência onde a Literatura problematiza a Ciência a partir das relações socioculturais. O método usado foi o da pesquisa bibliográfica, de cunho revisão bibliográfica. Como resultado constatamos que a Ciência pode utilizar-se da Literatura para antever os possíveis desdobramentos sociais de decisões científicas e a ficção científica se singulariza por averbar o direito de indagar a Ciência e os avanços tecnológicos que marcam a existência humana. Concluímos que reconhecer a relação estreita entre ficção e Ciência induz a recolocá-la na condição de potencializadora de reflexão sobre o papel da intervenção científica no mundo.

Keywords : Ciência e literatura; Ficção científica; Pesquisa bibliográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )