SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O Público Potencial Escolar do Museu da Vida: um estudo exploratório em escolas da zona norte da cidade do Rio de JaneiroProdução de Sentidos pelas Imagens em Livros Didáticos de Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CONCEICAO, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães  e  COUTO, Edvaldo Souza. Frankenstein: quando a Ficção Científica questiona a Ciência. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20051.  Epub 21-Out-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200051.

Com suporte no romance Frankenstein, de Mary Shelley, o artigo defende a aproximação entre dois campos do saber, o literário e o científico, por meio da narrativa de ficção científica. O objetivo é discutir a relação ficção/Ciência onde a Literatura problematiza a Ciência a partir das relações socioculturais. O método usado foi o da pesquisa bibliográfica, de cunho revisão bibliográfica. Como resultado constatamos que a Ciência pode utilizar-se da Literatura para antever os possíveis desdobramentos sociais de decisões científicas e a ficção científica se singulariza por averbar o direito de indagar a Ciência e os avanços tecnológicos que marcam a existência humana. Concluímos que reconhecer a relação estreita entre ficção e Ciência induz a recolocá-la na condição de potencializadora de reflexão sobre o papel da intervenção científica no mundo.

Palavras-chave : Ciência e literatura; Ficção científica; Pesquisa bibliográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )