SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Frankenstein: when Science Fiction challenges ScienceExpectations for Mathematics Courses in the Pedagogy Program: the importance of listening to students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MELONI, Reginaldo Alberto  and  LOPES, Alice Casimiro. Produção de Sentidos pelas Imagens em Livros Didáticos de Química. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20052.  Epub Oct 21, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200052.

Nesse artigo objetivamos apresentar uma interpretação dos possíveis significados da ciência Química que são promovidos pelas imagens de experimentos nos livros didáticos publicados no período entre a segunda década do século XX e os anos de 1960. Dialogando com os pressupostos da teoria do discurso, consideramos que os livros didáticos são suportes discursivos que promovem subjetivações estabilizadas, mas precárias e, embora não representem sentidos fixos ou conhecimentos cristalizados, permitem investigar inscrições, tanto dos sentidos provisórios em um determinado espaço/tempo, como dos processos de produção de sentidos ao longo do tempo. As ilustrações parecem indicar disputas no processo de produção de sentidos das operações químicas e, nesse sentido, defendemos que, mesmo quando um experimento é apresentado por meio das imagens com o propósito de que a ciência Química seja redescoberta pelo aluno no espaço escolar, tal discurso é obrigatoriamente traduzido para fins escolares, fazendo da ciência uma produção com finalidades pedagógicas.

Keywords : Ensino de química; Ilustrações do livro didático; História da educação em química.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )