SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Production of Meanings through Images in Chemistry textbooksSocial Representations of the Environment: Implications in Environmental Education Approaches under the Critical Perspective with Students in the First Stage of Elementary School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ZANETTI, Monise  and  JULIO, Rejane Siqueira. Expectativas quanto às Disciplinas de Matemática no Curso de Pedagogia: a importância de ouvir os alunos. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20053.  Epub Oct 21, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200053.

A proposta deste artigo é a realização de uma leitura, sob a ótica do Modelo dos Campos Semânticos, de falas de pedagogas iniciantes a partir de entrevistas sobre suas vivências com as disciplinas de Matemática na Educação Básica e suas expectativas quando foram cursar disciplinas de Matemática no curso de Pedagogia. Ocorreram diferentes produções de significados a partir das vivências relatadas, sendo que algumas gostavam e outras não das disciplinas de Matemática, atribuindo diferentes fatores para isso. Também ocorreram diferentes expectativas quanto às disciplinas de Matemática no curso de Pedagogia que parecem não terem sido ouvidas pelos(as) professores(as) formadores(as). Com isso, ressalta-se a importância de ouvir futuros(as) pedagogos(as) e conhecê-los(as) para que possam ocorrer interações na direção de uma ampliação de modos de produção de significados para a Matemática e as disciplinas de Matemática na Educação Básica.

Keywords : Formação inicial do professor; Educação matemática; Educação básica; Formação dos profissionais da educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )