SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Expectations for Mathematics Courses in the Pedagogy Program: the importance of listening to studentsGeosciences Content in Science Textbooks for Elementary School I: Identifying its Presence and the Addressed Themes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VITTORAZZI, Dayvisson Luis; GOUVEIA, Daniele da Silva Maia  and  SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. Representações Sociais do Meio Ambiente: Implicações em Abordagens de Educação Ambiental sob a Perspectiva Crítica com Alunos da Primeira Etapa do Ensino Fundamental. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20054.  Epub Oct 21, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200054.

Amparado pelo referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, com atenção especial a sua abordagem estrutural, o presente trabalho trouxe como objetivo identificar o conteúdo e a organização das representações de Meio Ambiente construídas por um grupo de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal no Estado do Espírito Santo. Sinaliza, ainda, sua relevância quando no interesse de aplicação de propostas de trabalho pedagógico sob o foco da Educação Ambiental Crítica. Por meio de técnicas aplicadas à Teoria do Núcleo Central foi possível compreender que a representação dos alunos se ordena em torno de elementos que se relacionam a visões naturalistas, conservacionistas e antropocêntricas-utilitaristas de meio ambiente. As análises permitiram inferir algumas relações dessas representações com estratégias no sentido de promover uma visão articulada de caráter globalizante, onde o meio é integrado pelo ambiente e pela sociedade. Os resultados pretendem contribuir nas discussões acerca dos processos de Educação Ambiental sob a perspectiva Crítica.

Keywords : Representações sociais; Educação ambiental crítica; Ensino fundamental; Meio ambiente e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )