SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Making the Qom's Conception of Time Visible in Educational Institutions of Argentina's Great ChacoBunge's Systemic Approach as a Methodological Tool for Active Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FRANZONI, Patricia  and  QUARTIERI, Marli Teresinha. Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20057.  Epub Nov 03, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200057.

Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e tem como objetivo analisar as possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução de duas tarefas investigativas resolvidas pelos licenciandos em Matemática de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizadas as resoluções das tarefas investigativas e gravação/filmagem do debate em aula como instrumentos de coleta de dados. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo três categorias: (a) Conjecturas e estratégias de resolução; (b) Manifestações de aprendizagem; e, (c) Análise das dificuldades durante a resolução da tarefa. Por meio deste estudo, conclui-se que os alunos, envolvidos na pesquisa, conseguiram formular, testar e validar conjecturas. As reflexões, análise das dificuldades e discussões com a turma foi importante para refinar conjecturas, repensar variáveis que não foram consideradas na atividade, o que ampliou o conhecimento de educação financeira, fortalecendo o aprendizado e o desenvolvimento do espírito crítico e colaborativo.

Keywords : Educação matemática; Educação financeira; Resolução de problemas; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )