SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resoluçãoA Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MOREIRA, Luan. O Sistemismo de Bunge como Instrumento Metodológico para Aprendizagem Ativa. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20058.  Epub 03-Nov-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200058.

As pesquisas sobre Aprendizagem Ativa vêm compartilhando evidências de que, quando os estudantes são reunidos para resolução de problemas em um ambiente cooperativo com incentivos bem estruturados, o aprendizado é maximizado. No entanto, existe um grande desafio ao gestor da aprendizagem em relação à concepção e validação de modelos pedagógicos, pois há uma lacuna quanto à disponibilidade de uma metodologia para investigar a complexidade das relações sociais nos ambientes de aprendizagem. Neste trabalho propôs-se um instrumento metodológico para a Aprendizagem Ativa adaptando-se o Sistemismo de Mario Bunge à prática pedagógica. Os resultados mostraram que, com a aplicação das regras metodológicas necessárias ao Modelo Composition, Environment, Structure and Mechanism (CESM), obteve-se maior objetividade na avaliação do modelo pedagógico idealizado pelo docente e possibilidade de aperfeiçoamento constante do mesmo, o que corroborou para a maximização da aprendizagem cognitiva dos estudantes envolvidos no estudo de caso.

Palabras clave : Processo de ensino-aprendizagem; Modelo pedagógico; Ensino baseado em evidências; Sistemas complexos; Métodos de aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )