SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Analysis of Illustrations for Biological Education in the National High School Exam in light of the Cognitive Theory of Multimedia LearningContextualization in Chemistry Teaching: connections established by a teacher when discussing a High School exam question in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

AZEVEDO, Greiton Toledo de  and  MALTEMPI, Marcus Vinicius. Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20061.  Epub Nov 03, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200061.

Buscamos compreender o processo de aprendizagem de matemática quando se produzem jogos digitais e dispositivos de robótica destinados ao tratamento de Parkinson em um ambiente que privilegia a autonomia e o processo criativo engajado de importância social. Atividades de investigação foram desenvolvidas no Projeto Mattics do Instituto Federal Goiano e no Hospital do Idoso, norteadas pelas ideias construcionistas, do pensamento computacional, por metodologias ativas de aprendizagem e pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram produzidos em sala de aula e no hospital usando materiais de robótica, entre os quais se destacam placas BBC micro:bit, MakeyMakey e softwares como GeoGebra e Scratch, analisados a partir de elementos do Construcionismo e do Pensamento Computacional. Como resultado, temos que o processo de aprendizagem de matemática é caracterizado pela construção não linear de significados e marcado pela dinamicidade da compreensão, invenção e aplicação dos conhecimentos de matemática a problemas reais encaminhados em sociedade.

Keywords : Programa de computação; Jogos digitais; Educação matemática; Pensamento computacional; Robótica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )