SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Process of Learning Math in light of Active Methodologies and Computational ThinkingThe Biology of Behavior and the Classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OLIVEIRA, Leandro; SANTOS, Monique; FRANCO, Luiz Gustavo  and  JUSTI, Rosária. Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20062.  Epub Nov 03, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200062.

Neste artigo analisamos como um professor de Química estabeleceu relações intercontextuais junto a estudantes do 3° ano do Ensino Médio enquanto discutia uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, apresentamos e analisamos interações discursivas professor-estudantes que ocorreram durante uma aula, apoiados no constructo intercontextualidade. A mobilização de diferentes níveis contextuais por parte do professor, considerando o discurso dos estudantes, aponta formas de como promover a contextualização na sala de aula a partir da interação. Além disso, discutimos como contextualizar o ensino assumiu significados distintos na prática do professor, o que ampliou as potencialidades do contexto instrucional inicialmente proposto na questão em discussão. Por fim, indicamos implicações da contextualização em interação para a prática pedagógica e contribuições deste estudo para a ampliação da literatura da área de Educação em Ciências.

Keywords : Ensino de química; Intercontextualidade; Contextualização do conteúdo; Interação discursiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )