SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento ComputacionalA Biologia do Comportamento e a Sala de Aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

OLIVEIRA, Leandro; SANTOS, Monique; FRANCO, Luiz Gustavo  e  JUSTI, Rosária. Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20062.  Epub 03-Nov-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200062.

Neste artigo analisamos como um professor de Química estabeleceu relações intercontextuais junto a estudantes do 3° ano do Ensino Médio enquanto discutia uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, apresentamos e analisamos interações discursivas professor-estudantes que ocorreram durante uma aula, apoiados no constructo intercontextualidade. A mobilização de diferentes níveis contextuais por parte do professor, considerando o discurso dos estudantes, aponta formas de como promover a contextualização na sala de aula a partir da interação. Além disso, discutimos como contextualizar o ensino assumiu significados distintos na prática do professor, o que ampliou as potencialidades do contexto instrucional inicialmente proposto na questão em discussão. Por fim, indicamos implicações da contextualização em interação para a prática pedagógica e contribuições deste estudo para a ampliação da literatura da área de Educação em Ciências.

Palavras-chave : Ensino de química; Intercontextualidade; Contextualização do conteúdo; Interação discursiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )