SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Contextualization in Chemistry Teaching: connections established by a teacher when discussing a High School exam question in the classroomThe Mosaic of becoming a Science Teacher: Amid Memories of Schooling, Life Histories and Feelings about Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GONCALVES, Carmen Érica Lima de Campos  and  GONZAGA, Amarildo Menezes. A Biologia do Comportamento e a Sala de Aula. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20063.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200063.

Diante da problemática de que valor temos atribuído às emoções no ensino mediador, este trabalho objetiva trazer as potencialidades da Etologia (de Darwin a Ekman) na prática da sala de aula como estratégia docente, pelos objetivos específicos: (a) revelar a leitura da expressão das emoções a fim da receptividade do alunado; (b) indicar seu uso no desenvolvimento (auto)formativo dos professores; (c) propor, a partir dessa utilização, a readequação da prática professoral na mediação da aprendizagem, tal qual Jung descreve a Educação pelo Exemplo. O corpus foi construído a partir de dois eventos de extensão em instituições públicas de graduação e de pós-graduação, triangulado com o registro escrito dos participantes pela abordagem fenomenológico-empirista de Jung, por uma análise hermenêutica estrutural sobre unidades significativas, dos quais dois casos são trazidos aqui, a fim de revelar as possibilidades de reflexão (auto)formativa, a partir dos conteúdos emergidos como pesquisa-formação docente continuada.

Keywords : Prática docente; Emoções; Psicologia do comportamento; Etologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )