SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Biology of Behavior and the ClassroomThe Assessment of Product Life Cycles as a Social-Scientific Theme for Training Chemistry Teachers as Transformative Intellectuals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RODRIGUES-MOURA, Sebastião; SOUZA, Cintia Aliny Silva de; SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira  and  GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20064.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200064.

Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro.

Keywords : Memórias de docência; História de vida; Pesquisa narrativa; Narrativas de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )