SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A Biologia do Comportamento e a Sala de AulaAvaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

RODRIGUES-MOURA, Sebastião; SOUZA, Cintia Aliny Silva de; SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira  y  GONCALVES, Terezinha Valim Oliver. Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20064.  Epub 10-Nov-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200064.

Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro.

Palabras clave : Memórias de docência; História de vida; Pesquisa narrativa; Narrativas de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )