SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Mosaic of becoming a Science Teacher: Amid Memories of Schooling, Life Histories and Feelings about TeachingThe Microscope as a School Object in Biology Lessons at Pedro II High School (1960-1970) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PEREIRA, Ademir de Souza  and  CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadores. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20065.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200065.

A avaliação de ciclo de vida é uma técnica utilizada pela indústria que visa a minimização de possíveis impactos ambientais decorrentes de sua produção. Essas informações ambientais possuem potencialidade de serem discutidas em sala de aula. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é apresentar o conceito de avaliação de ciclo de vida de produtos como uma temática sociocientífica e averiguar quais suas implicações para a formação docente, por meio da teoria de Henry Giroux. A atividade foi realizada com 10 acadêmicos de um curso de licenciatura em química. A investigação possui caráter qualitativo e utilizou o relatório de estágio como instrumento de construção de dados que foi estudado por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Com o resultado foi possível perceber que os licenciandos iniciaram um processo de ressignificação do conteúdo de química em direção a um conteúdo global, indissociável, interdisciplinar e essencial para a formação cidadã crítica.

Keywords : Formação inicial do professor; Ensino de química; Sustentabilidade; Educação cidadã; Avaliação de ciclo de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )