SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da DocênciaO Microscópio como Objeto Escolar da Disciplina Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

PEREIRA, Ademir de Souza  y  CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos como Temática Sociocientífica na Formação de Professores de Química como Intelectuais Transformadores. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20065.  Epub 10-Nov-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200065.

A avaliação de ciclo de vida é uma técnica utilizada pela indústria que visa a minimização de possíveis impactos ambientais decorrentes de sua produção. Essas informações ambientais possuem potencialidade de serem discutidas em sala de aula. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é apresentar o conceito de avaliação de ciclo de vida de produtos como uma temática sociocientífica e averiguar quais suas implicações para a formação docente, por meio da teoria de Henry Giroux. A atividade foi realizada com 10 acadêmicos de um curso de licenciatura em química. A investigação possui caráter qualitativo e utilizou o relatório de estágio como instrumento de construção de dados que foi estudado por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Com o resultado foi possível perceber que os licenciandos iniciaram um processo de ressignificação do conteúdo de química em direção a um conteúdo global, indissociável, interdisciplinar e essencial para a formação cidadã crítica.

Palabras clave : Formação inicial do professor; Ensino de química; Sustentabilidade; Educação cidadã; Avaliação de ciclo de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )