SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Assessment of Product Life Cycles as a Social-Scientific Theme for Training Chemistry Teachers as Transformative IntellectualsBecoming Aware of the use of Spontaneous Analogies: the Contributions of Continuing Education developed with Science Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OLIVEIRA, Flaviana Alves de  and  GOMES, Maria Margarida Pereira de Lima. O Microscópio como Objeto Escolar da Disciplina Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970). Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20066.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200066.

Este trabalho apresenta como foco destrinchar os significados curriculares do microscópio no contexto do ensino de Biologia no Colégio Pedro II nos anos 1960/1970. Por meio de referenciais teóricos advindos da história das disciplinas escolares, da cultura material escolar e da antropologia, compreendemos que tal artefato produziu práticas culturais e curriculares que são parte da consolidação socio-histórica da disciplina Biologia na referida instituição. O microscópio é assim percebido como essencial na materialização das atividades práticas em associação com o que se considera o bom professor. O microscópio é ainda entendido como ponto central da ação docente, demarcando a sua respectiva comunidade disciplinar em torno de aulas práticas experimentais. Tal objeto é percebido como contribuinte para o processo de unificação, legitimação e modernização da Biologia escolar. Apesar de ele ter adicionado novos elementos ao seu fazer disciplinar, também conversou com tradições já consolidadas no âmbito da referida disciplina, relacionadas às práticas de dissecção de animais.

Keywords : Ensino de biologia; Microscópio; Material didático; Equipamentos de laboratório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )