SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26The Microscope as a School Object in Biology Lessons at Pedro II High School (1960-1970)The Relation between Thought and Language, and Misunderstandings in the Teaching of Biology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ALMEIDA, Hederson Aparecido de  and  DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A Tomada de Consciência sobre o uso de Analogias Espontâneas: Contribuições de uma Formação Continuada Desenvolvida com Professoras de Ciências. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20067.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200067.

As analogias são comparações entre um conceito conhecido e um conceito desconhecido. No ensino de Ciências são usadas pelos professores para facilitar a aprendizagem de conceitos científicos, mas ao usá-las é necessário um planejamento sistematizado. O objetivo do estudo foi analisar a contribuição de uma formação continuada colaborativa e reflexiva para a tomada de consciência de professoras de Ciências sobre o uso espontâneo de analogias. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e envolveu a participação de três professoras. Os dados utilizados para a análise foram as reflexões das participantes geradas no curso e em uma sessão de discussão em grupo. A Análise Textual Discursiva foi usada como referencial analítico. Os resultados indicam que o curso propiciou às professoras refletirem sobre a sua prática e questionarem acerca da formação inicial que tiveram. Os princípios de reflexão e colaboração são essenciais para a formação de professores de Ciências que usam as analogias no ensino.

Keywords : Ensino com analogias; Formação de professores; Prática reflexiva; Formação colaborativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )