SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O Microscópio como Objeto Escolar da Disciplina Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970)Relação Pensamento-Linguagem e as Distorções Conceituais no Ensino de Biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ALMEIDA, Hederson Aparecido de  e  DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A Tomada de Consciência sobre o uso de Analogias Espontâneas: Contribuições de uma Formação Continuada Desenvolvida com Professoras de Ciências. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20067.  Epub 10-Nov-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200067.

As analogias são comparações entre um conceito conhecido e um conceito desconhecido. No ensino de Ciências são usadas pelos professores para facilitar a aprendizagem de conceitos científicos, mas ao usá-las é necessário um planejamento sistematizado. O objetivo do estudo foi analisar a contribuição de uma formação continuada colaborativa e reflexiva para a tomada de consciência de professoras de Ciências sobre o uso espontâneo de analogias. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e envolveu a participação de três professoras. Os dados utilizados para a análise foram as reflexões das participantes geradas no curso e em uma sessão de discussão em grupo. A Análise Textual Discursiva foi usada como referencial analítico. Os resultados indicam que o curso propiciou às professoras refletirem sobre a sua prática e questionarem acerca da formação inicial que tiveram. Os princípios de reflexão e colaboração são essenciais para a formação de professores de Ciências que usam as analogias no ensino.

Palavras-chave : Ensino com analogias; Formação de professores; Prática reflexiva; Formação colaborativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )