SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Becoming Aware of the use of Spontaneous Analogies: the Contributions of Continuing Education developed with Science TeachersAn Exploratory Study on the Attitudes towards Mathematical Knowledge of Early Childhood Education Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CESCHIM, Beatriz; GANIKO-DUTRA, Matheus  and  CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Relação Pensamento-Linguagem e as Distorções Conceituais no Ensino de Biologia. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20068.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200068.

O objetivo geral deste trabalho foi investigar as distorções conceituais decorrentes da relação pensamento-linguagem que ocorrem no Ensino de Biologia, identificando as variáveis que possam interferir na articulação didática. Realizou-se um levantamento, por meio de trabalhos, a partir das pesquisas em andamento e publicadas pelo Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) ao longo da última década, que permitiu sistematizar um conjunto de variáveis identificadas, dificultadoras da articulação didática, epistemológica, linguística e cognitiva na Formação Inicial de Professores em Ciências Biológicas e que resultam na não compreensão da Biologia como ciência e suas inter-relações. Os resultados sugeriram que a polissemia e as figuras de linguagem estimulam o pensamento humano a promover distorções conceituais que se opõem à Epistemologia da Biologia.

Keywords : Ensino de Biologia; Formação inicial do professor; Didática; Epistemologia; Processo cognitivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )