SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26An Exploratory Study on the Attitudes towards Mathematical Knowledge of Early Childhood Education Teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de; LEDERMAN, Norman G.  and  LEDERMAN, Judith. O Questionário VASI no contexto do Ensino Fundamental II Brasileiro: uma Análise do Entendimento de Estudantes acerca da Investigação Científica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20070.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200070.

Pesquisadores em Ensino de Ciências concordam que um melhor entendimento da investigação científica (IC) é um dos principais objetivos da literacia científica. Considerando o cenário brasileiro, no qual o IC vem sendo implementado como proposta para a educação científica baseada na Base Nacional Comum Curricular, o objetivo deste estudo foi avaliar as noções de 169 alunos do Ensino Fundamental II acerca da IC por meio do questionário VASI. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa, e categorizamos as respostas em Ingênuo, Misto e Informado, de acordo com os oito aspectos da IC proposto no questionário inicial. Uma baixa porcentagem das respostas foi considerada como Misto ou Informado. Os resultados corroboram com o argumento de que atividades que priorizam o fazer investigativo não necessariamente levam os estudantes a conhecer a IC. Consideramos que o questionário VASI pode ser aplicado por professores, já que diferentes currículos baseados em investigação estão sendo adotados no Brasil.

Keywords : Investigação científica; Questionário VASI; Atividades investigativas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )