SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Um Estudo Exploratório sobre as Atitudes em Relação aos Conhecimentos Matemáticos de Professoras da Educação Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de; LEDERMAN, Norman G.  y  LEDERMAN, Judith. O Questionário VASI no contexto do Ensino Fundamental II Brasileiro: uma Análise do Entendimento de Estudantes acerca da Investigação Científica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20070.  Epub 10-Nov-2020. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320200070.

Pesquisadores em Ensino de Ciências concordam que um melhor entendimento da investigação científica (IC) é um dos principais objetivos da literacia científica. Considerando o cenário brasileiro, no qual o IC vem sendo implementado como proposta para a educação científica baseada na Base Nacional Comum Curricular, o objetivo deste estudo foi avaliar as noções de 169 alunos do Ensino Fundamental II acerca da IC por meio do questionário VASI. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa, e categorizamos as respostas em Ingênuo, Misto e Informado, de acordo com os oito aspectos da IC proposto no questionário inicial. Uma baixa porcentagem das respostas foi considerada como Misto ou Informado. Os resultados corroboram com o argumento de que atividades que priorizam o fazer investigativo não necessariamente levam os estudantes a conhecer a IC. Consideramos que o questionário VASI pode ser aplicado por professores, já que diferentes currículos baseados em investigação estão sendo adotados no Brasil.

Palabras clave : Investigação científica; Questionário VASI; Atividades investigativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )