SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The Exhibition as a Substrate for Environmental Education in a Natural History Museum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RABELO, Leandro de Oliveira; ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos  and  AZEVEDO, Maria Nizete de. Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21001.  Epub Mar 16, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210001.

Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores.

Keywords : Ensino de física; Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Relação teoria-prática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )