SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27La Exposición como Sustrato para la Educación Ambiental de un Museo de Historia NaturalRelações entre a Compreensão de Leitura, Resolução de Problemas de Raciocínio Quantitativo e Funções Executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SANTANA, Bruno Reis; SILVA, Wagner Rodrigues  e  FREITAS, Mirella Oliveira. O Show da Luna como Gênero Mediador de Educação Científica. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21003.  Epub 17-Mar-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210003.

Este artigo relata uma investigação de natureza documental, realizada no campo de estudos interdisciplinares da Linguística Aplicada. O objeto de pesquisa é a animação O Show da Luna, aqui categorizada como gênero emergente desenho animado científico educativo. O objetivo geral foi discutir as representações de ciência e analisar as funções pedagógicas que a animação pode assumir para mediar práticas e educação científica de crianças, especialmente abrangendo as humanidades como ciência legítima. Focalizou-se a ciência da língua(gem), que perpassa por todas as demais áreas científicas, construindo-as, mediando suas produções e comunicações. Por isso, a pesquisa resultou também na proposição de roteiros alternativos para a animação, visando-se a formação pela pesquisa em língua portuguesa na Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação não-formal; Letramento científico; Educação infantil; Educação científica; Desenho de animação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )