SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O Show da Luna as a Mediating Genre for Scientific EducationHeisenberg's Uncertainty Principle through the Theatrical Text Copenhagen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ASSIS, Évelin Fulginiti de et al. Relações entre a Compreensão de Leitura, Resolução de Problemas de Raciocínio Quantitativo e Funções Executivas. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21004.  Epub Mar 17, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210004.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar as relações entre o desempenho em tarefas de resolução de problemas de raciocínio quantitativo, de leitura e de funções executivas em alunos de quinto ano do Ensino Fundamental. Além disso, foi verificada a presença do efeito de consistência, relacionado à concordância entre a linguagem do enunciado e a operação a ser utilizada nos problemas matemáticos. Os resultados evidenciaram relações (correlação de Spearman) entre as tarefas de: resolução de problemas, reconhecimento de palavras e compreensão de leitura, apontando para o importante papel da realização de inferências. Também foram encontradas correlações significativas entre as medidas de funções executivas, de compreensão de leitura e de resolução de problemas, com destaque para a memória de trabalho. O efeito de consistência foi encontrado (comparação de Wilcoxon), demonstrando que problemas cuja linguagem é consistente com a operação envolvida são mais fáceis de resolver do que os de linguagem inconsistente.

Keywords : Ensino fundamental; Resolução de problemas; Raciocínio lógico matemático; Leitura compreensiva; Consistência cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )