SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Relations Between Reading Comprehension, Quantitative Reasoning Problem Solving and Executive FunctionsThe Perspective of the Teacher Educator on the Integration of Technologies with Mathematics Licensure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Henrique César da  and  BARROS, Mayara de Almeida. O Princípio da Incerteza de Heisenberg pelo Texto Teatral Copenhagen. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21005.  Epub Mar 17, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210005.

Analisamos o texto da peça teatral Copenhagen, de Michael Frayn, uma conversa pós-morte entre Heisenberg, Bohr e sua esposa Margrette, baseada no encontro dos cientistas em 1941. Envolve os princípios da incerteza e da complementaridade e a participação de Heisenberg na possível construção da bomba atômica alemã. Como dispositivo de análise mobilizamos elementos da dramaturgia, como conflito, gênero drama/épico, indicações cênicas, dramático/pós-dramático, em seus efeitos de sentido sobre incerteza, dando visibilidade a aspectos materiais desse texto. O princípio de Heisenberg aparece como inspiração para o eixo central de uma estrutura textual que produz diferentes sentidos de incerteza, ligados, metaforicamente, a elementos do princípio da incerteza da Teoria Quântica, produzindo um deslocamento das entidades da microfísica para entidades humanas. Limites epistêmicos associados à ontologia das entidades se transformaram em supostos limites para julgamentos ético-morais. Discutimos implicações para a educação em ciências são discutidas, e apresentamos apontamentos para futuras pesquisas.

Keywords : Educação e teatro; Arte e educação; Princípio da incerteza; Ensino de física; Teoria quântica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )