SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Relações entre a Compreensão de Leitura, Resolução de Problemas de Raciocínio Quantitativo e Funções ExecutivasA Ótica do Professor Formador sobre a Integração das Tecnologias à Licenciatura em Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Henrique César da  e  BARROS, Mayara de Almeida. O Princípio da Incerteza de Heisenberg pelo Texto Teatral Copenhagen. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21005.  Epub 17-Mar-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210005.

Analisamos o texto da peça teatral Copenhagen, de Michael Frayn, uma conversa pós-morte entre Heisenberg, Bohr e sua esposa Margrette, baseada no encontro dos cientistas em 1941. Envolve os princípios da incerteza e da complementaridade e a participação de Heisenberg na possível construção da bomba atômica alemã. Como dispositivo de análise mobilizamos elementos da dramaturgia, como conflito, gênero drama/épico, indicações cênicas, dramático/pós-dramático, em seus efeitos de sentido sobre incerteza, dando visibilidade a aspectos materiais desse texto. O princípio de Heisenberg aparece como inspiração para o eixo central de uma estrutura textual que produz diferentes sentidos de incerteza, ligados, metaforicamente, a elementos do princípio da incerteza da Teoria Quântica, produzindo um deslocamento das entidades da microfísica para entidades humanas. Limites epistêmicos associados à ontologia das entidades se transformaram em supostos limites para julgamentos ético-morais. Discutimos implicações para a educação em ciências são discutidas, e apresentamos apontamentos para futuras pesquisas.

Palavras-chave : Educação e teatro; Arte e educação; Princípio da incerteza; Ensino de física; Teoria quântica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )