SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O Princípio da Incerteza de Heisenberg pelo Texto Teatral CopenhagenUma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Elivelton Serafim  e  ANDRADE, Silvanio de. A Ótica do Professor Formador sobre a Integração das Tecnologias à Licenciatura em Matemática. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21006.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210006.

Mediante pesquisa qualitativa, analisamos a percepção de professores formadores ligados ao campo da educação matemática a respeito da integração das tecnologias digitais como uma ferramenta pedagógica na licenciatura em matemática. Os dados foram construídos por meio de entrevistas feitas com seis professores formadores de diferentes Estados brasileiros. Para análise dos dados utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo. Dos resultados obtidos, os professores formadores defendem que durante a formação inicial do professor de matemática seja inserida a maior quantidade possível de ferramentas tecnológicas. Inferem que, na organização da disciplina, constem momentos de estudos teóricos a respeito do uso didático das tecnologias na escola básica, assim como o desenvolvimento de atividades práticas utilizando as ferramentas tecnológicas. Conclui-se que a organização da prática dos formadores entrevistados aponta para o estudo teórico como algo indispensável, porém, deve ser destinado mais tempo para o desenvolvimento de atividades práticas que integrem docência e novas tecnologias digitais.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Formação inicial do professor; Informática e educação; Discurso do sujeito coletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )