SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The Perspective of the Teacher Educator on the Integration of Technologies with Mathematics LicensureThe Attitudes of Teachers of Natural and Social Sciences towards Teaching Online Inquiry Competencies and their Underlying Factors in the Use of the Internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

DALMORO, Isabel Cristina  and  SANTOS, Suelen Assunção. Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21007.  Epub Mar 22, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210007.

O presente artigo é recorte da escrita de um estudo que tem por objetivo examinar como o conceito de poder ubuesco, mencionado por Michel Foucault na obra Os Anormais pode servir para lançar outros olhares sobre a Educação Ambiental. O poder ubuesco integra o discurso que tem a uma só vez três propriedades: poder de vida e de morte, poder de verdade e poder de fazer rir. Nessa escrita tencionamos apresentar de que modo o referido conceito pode produzir efeitos na rede discursiva da Educação Ambiental, tendo como base o método da Cartografia. Para tanto, descrevemos alguns elementos que permitem considerar a existência de uma rede discursiva para esse tipo de educação. Além disso, comentamos sobre as três propriedades que compõem o referido discurso que possibilitam pensar o poder ubuesco como um elemento que perpassa a rede discursiva da Educação Ambiental.

Keywords : Educação ambiental; Poder ubuesco; Michel Foucault.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )