SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A Ótica do Professor Formador sobre a Integração das Tecnologias à Licenciatura em MatemáticaActitudes de los Profesores de Ciencias Naturales y Ciencias Sociales hacia la Enseñanza de Competencias de Consulta en Línea y sus Factores de Fondo en el Uso del Internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

DALMORO, Isabel Cristina  e  SANTOS, Suelen Assunção. Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21007.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210007.

O presente artigo é recorte da escrita de um estudo que tem por objetivo examinar como o conceito de poder ubuesco, mencionado por Michel Foucault na obra Os Anormais pode servir para lançar outros olhares sobre a Educação Ambiental. O poder ubuesco integra o discurso que tem a uma só vez três propriedades: poder de vida e de morte, poder de verdade e poder de fazer rir. Nessa escrita tencionamos apresentar de que modo o referido conceito pode produzir efeitos na rede discursiva da Educação Ambiental, tendo como base o método da Cartografia. Para tanto, descrevemos alguns elementos que permitem considerar a existência de uma rede discursiva para esse tipo de educação. Além disso, comentamos sobre as três propriedades que compõem o referido discurso que possibilitam pensar o poder ubuesco como um elemento que perpassa a rede discursiva da Educação Ambiental.

Palavras-chave : Educação ambiental; Poder ubuesco; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )