SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The Attitudes of Teachers of Natural and Social Sciences towards Teaching Online Inquiry Competencies and their Underlying Factors in the Use of the InternetThe Concept of Cell in Biology Textbooks: aproblematic and ahistorical science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BELO, Edileusa Valente; GONCALVES, Tadeu Oliver  and  MANFREDO, Elizabeth Gerhardt. Mobilização de Experiências Narrativas como Processo de Reflexão e Transformação da Prática Pedagógica de um Professor de Matemática do Ensino Superior. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21009.  Epub Mar 22, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210009.

Oriundo de uma tese que investigou experiências de formadores de professores de matemática em processos autoformativos, este artigo buscou mostrar possíveis compreensões das experiências de um formador de professores, na relação com processos autoformativos e reflexões transformadoras da prática. Adotou-se a pesquisa narrativa para a compreensão das experiências a partir de registros em vídeo, diário de campo e áudios de diálogos. Recorreu-se, ainda, à técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), construindo-se as categorias de experiências como licenciando em Análise, experiências como formador e visão da formação continuada. Evidenciou-se que o formador passou a refletir sobre as experiências, ao revelar lacunas da formação e da prática desenvolvida, e passou a realizar novas estratégias avaliativas, com base em reflexões e interações vivenciadas. Concluiu-se que a participação do formador na pesquisa provocou mobilização de experiências e permitiu-lhe vivenciar movimentos de reflexão e de transformação da prática, caminho para se pensar novos modelos formativos.

Keywords : Ensino de matemática; Autoformação; Formação de professores; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )