SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O Conceito de Célula em Livros Didáticos de Biologia: ciência aproblemática e a-históricaEntrevistas Clínicas en la Investigación Educativa: un análisis desde la progresividad discursiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BERNARDI, Luci dos Santos  e  SANTOS, Jorge Alejandro. Educação Matemática em Contextos Interculturais: uma interpretação lógico-matemática para a dualidade Kaingang Kamé-Kairu. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21011.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210011.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em um programa de formação em Matemática e Ciências para professores indígenas da etnia Kaingang pela Unochapecó, no município de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Baseado no paradigma da etnomatemática, um dos objetivos do programa é buscar relações entre o pensamento indígena tradicional e a matemática clássica. Propomos uma analogia entre os sistemas de cálculo binário lógico-matemáticos e o sistema de pensamento Kaingang expresso em sua organização social e apoiado por duas categorias opostas e complementares: Kamé-Kairu. A hipótese postula certa semelhança entre a lógica binária usada, por exemplo, nos circuitos lógicos, e o binarismo com o qual a cultura Kaingang tradicional codifica a relação de parentesco, troca e alianças da tribo, bem como o mundo natural que os rodeia. A analogia proposta pode fornecer informações interessantes para a educação matemática e científica em contextos interculturais.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Educação indígena; Código binário; Interculturalidade; Etnomatemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )