SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Clinical Interviews in Educational Research: an analysis based on discourse progressivenessModel Conceptions in Science Education Research: features and trends author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MACHADO, Elaine da Silva; ARRUDA, Sergio de Mello  and  PASSOS, Marinez Meneghello. Caracterização da Aprendizagem da Cibercultura na Educação a Distância. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21013.  Epub Mar 22, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210013.

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que buscou caracterizar a aprendizagem da cibercultura na modalidade de Educação a Distância (EaD), tendo o ciberespaço como meio em que ela ocorre. Os dados foram provenientes de entrevista com um estudante do curso de graduação em Ciências Naturais, na modalidade EaD. Os relatos do aprendiz foram interpretados segundo os procedimentos indicados pela análise de conteúdo, e sob um instrumento constituído por elementos do conceito de configurações de aprendizagem e da cibercultura. Com base nesse instrumento verificamos que a aprendizagem sobre a cibercultura é um conjunto de relações epistêmica, pessoal e social, principalmente do tipo epistêmico-prática, atrelada a elementos do modelo pedagógico e às linhas de força que compõem o primado da EaD. Os resultados apresentados podem ser úteis às discussões acerca do ensino e da aprendizagem na EaD, e da participação da cibercultura nos processos de formação.

Keywords : Cibercultura; Dimensões da aprendizagem; Processo de ensino-aprendizagem; Educação a distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )