SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Caracterização da Aprendizagem da Cibercultura na Educação a Distância(Re) Contextos da Prática como Componente Curricular: formação inicial de professores de Ciências e Biologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MACHADO, Juliana  y  FERNANDES, Bruna Levy Pestana. Concepções de Modelo na Pesquisa em Educação em Ciências: características e tendências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21014.  Epub 22-Mar-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210014.

Apesar da onipresença de modelos no ensino de ciências, existem várias concepções diferentes sobre sua natureza na comunidade científica. Procuramos investigar os entendimentos sobre modelos veiculados nas pesquisas recentes em educação em ciências. Para tanto, revisamos artigos publicados sobre modelos e modelagem entre 2010 e 2019. Nossa análise revelou que essas diferentes noções sobre o conceito de modelo podem ser representadas em três tendências principais: Concreto, Construto e Matemático. Além disso, descobrimos que esses estudos são predominantemente de natureza empírica, envolvem referenciais decorrentes principalmente da própria pesquisa em educação científica, mas com considerável influência da Filosofia da Ciência e das ciências cognitivas, e abrangem os domínios da Física, Biologia e Química em frequências relativamente semelhantes, mas decrescendo nesta ordem. Outro resultado deste estudo foi o surgimento de diferentes cenários em relação aos periódicos consultados, revelando a existência de diferentes estilos de pensamento na comunidade de pesquisa em educação em ciências.

Palabras clave : Modelagem; Educação científica; Filosofia da ciência; Revisão de literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )