SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27(Changing) Contexts of Practice as a Curricular Component: the initial training of Science and Biology teachersConcept Maps and the Formulation of Scientific Knowledge in the History of Science: some theoretical approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

WERLANG, Jair  and  PEREIRA, Patrícia Barbosa. Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21016.  Epub Apr 20, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210016.

Este artigo se constrói pelas leituras sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na educação, ideias freireanas, currículo e Educação do Campo. Como principal objetivo, intentamos mostrar confluências e aproximações entre esses temas e suas contribuições às práticas pedagógicas na Educação do Campo. Além dessas leituras, pesquisamos no Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com objetivo de localizar a presença associada dos temas em trabalhos acadêmicos, destacando contextos, sujeitos e especificidades. Percebemos aspectos convergentes entre os temas e potencial de contribuição para uma educação que valorize a crítica, a autonomia e a participação social. Tais resultados apontam ainda que, embora isoladamente, ideias associadas à Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e currículo sejam objetos de estudo em muitos trabalhos, conjugadas, entretanto, mesmo com articulações potentes, encontram-se em poucas pesquisas.

Keywords : Educação do campo; CTS; Paulo Freire; Currículo; Pesquisa acadêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )