SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Rural Education, STS, Paulo Freire and Curriculum: research, confluences and approximationsA Systematic Review of Mathematics Education for Blind Students: the importance of STEAM in current school curricula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MAXIMO-PEREIRA, Marta; SOUZA, Paulo Victor Santos  and  LOURENCO, Ariane Baffa. Mapas Conceituais e a Elaboração de Conhecimento Científico na História da Ciência: algumas aproximações teóricas. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21017.  Epub Apr 20, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210017.

Este artigo tem por objetivo apresentar aproximações teóricas entre características da técnica de mapeamento conceitual e aspectos da elaboração de conhecimento científico na História da Ciência. Tais aproximações foram exemplificadas por intermédio da construção e análise de um mapa conceitual sobre como, historicamente, o conhecimento foi desenvolvido de forma a resultar na Lei da Inércia. Como conclusão, aspectos estruturais dos mapas conceituais (proposições, estrutura bidimensional, ligações cruzadas, etc.) foram relacionados à provisoriedade do conhecimento científico, à não linearidade e à influência do contexto histórico e social na construção do conhecimento, entre outros aspectos, compatíveis com uma concepção de ciência como empreendimento humano. Tais relações são apresentadas em um quadro síntese, que pode subsidiar professores e pesquisadores da área de Ensino de Ciências a implementar ações educativas que adotem mapas conceituais em contextos em que a História da Ciência seja utilizada.

Keywords : Mapa conceitual; História da ciência; Ensino de ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )