SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A Systematic Review of Mathematics Education for Blind Students: the importance of STEAM in current school curriculaEnvironmental Education in the Municipal Schools of Diadema, SP: a study of characteristics and praxis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Maria Marta da  and  CEDRO, Wellington Lima. Mudança na Atividade Pedagógica de Professores de Matemática em Formação Inicial a partir da Compreensão do Conteúdo. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21019.  Epub May 05, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210019.

Esse artigo tem como objetivo investigar as mudanças causadas na atividade pedagógica de professores de Matemática em formação inicial ao compreenderem o conteúdo matemático como um dos elementos que constituem a sua atividade. Os sujeitos de pesquisa foram dez professores que durante o processo participaram de um experimento formativo que teve a duração de um ano letivo. Dentre os resultados destacamos a compreensão de que os conteúdos devem ser vistos como conjuntos de conhecimentos científicos de uma disciplina, em nosso caso da Matemática e, que são constituídos social e historicamente, objetivando-se como produtos da experiência social e histórica humana, considerados essenciais para a promoção do desenvolvimento do sujeito durante a atividade pedagógica do professor.

Keywords : Formação inicial do professor; Ensino de matemática. Contextualização do conteúdo; Atividades pedagógicas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )