SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Understanding Mathematics Contents as a way to Change Pedagogical Activities of Preservice TeachersConceptions and Declared Teaching Practices about Sociological Aspects of the Nature of Science of High School Teachers from a City in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

COLAGRANDE, Elaine Angelina; FARIAS, Luciana Aparecida; BITENCOURT, Ana Luisa Vietti  and  LEITE, Luiz Omir de Cerqueira. Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21020.  Epub May 05, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210020.

A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.

Keywords : Práticas de educação ambiental; Escola pública; Ensino fundamental; Questões socioambientais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )