SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Mudança na Atividade Pedagógica de Professores de Matemática em Formação Inicial a partir da Compreensão do ConteúdoConcepciones y Prácticas de Enseñanza Declaradas sobre Aspectos Sociológicos de la Naturaleza de la Ciencia de Docentes de Escuela Secundaria de una Ciudad de Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

COLAGRANDE, Elaine Angelina; FARIAS, Luciana Aparecida; BITENCOURT, Ana Luisa Vietti  e  LEITE, Luiz Omir de Cerqueira. Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21020.  Epub 05-Maio-2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210020.

A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.

Palavras-chave : Práticas de educação ambiental; Escola pública; Ensino fundamental; Questões socioambientais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )