SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Conceptions and Declared Teaching Practices about Sociological Aspects of the Nature of Science of High School Teachers from a City in ArgentinaThe Concepts of Force Manifested in the Speech of Physics Professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ORQUIZA-DE-CARVALHO, Lizete Maria; GONCALVES, Laise Vieira  and  CHAPANI, Daisi Teresinha. Sequências Didáticas de Caráter Sociocientífico como Espaço de Pesquisa, Formação e Ensino na Interface Escola-Universidade. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21022.  Epub May 05, 2021. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320210022.

Neste artigo analisamos o processo de produção de sequências didáticas de caráter sociocientífico em um contexto de ação e formação de professores na interface escola- universidade. Indagamos sobre a maneira e as condições em que o caráter controverso do conhecimento científico e tecnológico foi evidenciado em diferentes processos de formulação de questões sociocientíficas durante o planejamento de sequências didáticas ocorrido no âmbito escola-universidade. Os dados foram constituídos a partir de teses e dissertações produzidas em um mesmo grupo de pesquisa. Como resultado, foram evidenciadas etapas de desenvolvimento do trabalho coletivo em função de desdobramentos do debate sobre as questões sociocientíficas.

Keywords : Formação de professores; Sequências didáticas; Questões sociocientíficas; Integração escola-universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )